quarta-feira, 19 de maio de 2010

ARQUITETURAS

Potencialmente os recursos que podemos utilizar na construção de arquiteturas pedagógicas, são infindos não ficando limitado a recurso prontos fechados , porém é importante que eles atendam as necessidades de aprendizagens, pois no processo deve haver construção , colaboração e interação.
Essa relação redimensiona o processo de aprendizagem onde todos aprendem juntos, dentro dessas estratégias, proporciona as aprendizagens não só dos alunos, mas também do professor.
O que vai exigir do professor é uma nova postura, onde o professor sai da posição do “sabe tudo” para um envolvimento de construção, e descobertas, onde todos aprenderão uns com os outros.
Frente as inovações tecnológicas não é mais aceitável que a escola continue limitada a ensinar usando os recursos de sala de aula, quadro e o giz. A idéia da construção das “ Arquiteturas pedagógicas” é mostrar diversas possibilidades para as práticas docentes, despertando o interesse dos alunos, envolvendo-os de acordo com suas realidades, acima de tudo realizando uma aprendizagem prazerosa.

Um comentário:

Beatriz disse...

Antonio, todas essas considerações deverão estar presentes e bem respeitadas no teu estágio. Como resolvestes faze-lo no próximo semestre, te sugiro que já comeces a planejá-lo. Um abraço
Bea