terça-feira, 24 de junho de 2008


PÓLO DE ALVORADA

ANTONIO JOÃO MARTINS


ÂMBITOS DE OBSERVAÇÃO E REGISTRO NO
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS



COORDENAÇÃO PÓLO
Seminário Integrador
Beatriz Corso Magdalena
Iris Elisabeth Tempel Costa


INTERDISCIPLINAS
Representação do Mundo pela Matemática
Daniela Hoffmann
Representação do Mundo pelas Ciências Naturais
José Francisco Flôres
Representação do Mundo pelos Estudos Sociais
Maria Aparecida Bergamaschi





PORTO ALEGRE
JULHO/2008


I. Linguagens e Integração das Aprendizagens.

Nas atividades das disciplinas desse semestre, e nas leituras propostas foi possível, aprofundarmos noções sobre espaço e tempo, como por exemplo, que não é possível separa-los e que sempre foram conceitos decisivos para a fundamentação do pensamento acerca de que tudo que acontece na história tem a sua devida importância, tanto sob a forma teórica quanto a práticas, sendo espaço é lugar onde se dá a possibilidade do conhecimento e o tempo como o momento onde ele acontece, portanto,espaço e tempo estão totalmente vinculados.
O espaço e o tempo assumem proporções ainda maiores quando tratamos na prática e na interdisciplinaridade, apresentado nesse semestre, pois se pode trabalhar com a idéia de tempos e espaços diferenciados, para o desenvolvimento de uma concepção capaz de traduzir uma melhor compreensão de mundo, pelos nossos alunos,

O conceito de espaço e o tempo são decisivos na definição dos valores individuais e coletivos de um grupo social, seus valores, na comunidade em que moram, e no momento por eles vividos, podemos aprender que a noção de espaço e tempo aplicada à educação moderna deve se contra-pôr aos modelos educacionais que não preparam o aluno para viverem e enfrentarem o momento no qual vivem, pois espaço e tempo é a razão, eles tornam possível o próprio conhecimento; sem eles não existe qualquer tipo de conhecimento.

Por isso acredito que a interdisciplinaridade, nos trouxe um aprendizado nesse semestre no sentido de que às argumentações que aprendi, e que procurei desenvolver até agora, seja realmente um grande desafio no meu trabalho.
A partir das experiências algumas mudanças, se fortaleceram como o movimento pela definição de diretrizes curriculares afinadas com as necessidades dos alunos.

Essas mudanças se concretizaram e possibilitaram uma compreensão mais abrangente sobre os textos lidos e atividades realizadas, como por exemplo, em ciências naturais com o ciclo da natureza, as mudanças e suas implicações no mundo.
As relações entre as disciplinas, foi muito importante principalmente na organização do trabalho onde os temas e propostas de atividades foram incluídos e trabalhados.

II. Construções e Reconstruções Pessoais.

Como mudou minha prática em sala de aula? A resposta é simples, noto que minha mudança se deu em favor dos meus alunos. Minhas propostas levam em conta hoje, o que os alunos precisam e querem aprender, para isso “agilizo” o meu tempo, mudei fundamentalmente a sala de aula. Hoje a parte burocrática como, por exemplo, a chamada não ocupa metade do período, os alunos não ficam ociosos, preparo a aula, os períodos são usados verdadeiramente para a aprendizagem, os conteúdos são úteis para que os alunos possam aprender de maneiras diferentes e interessantes, proponho troca de idéias, dos debates dos trabalhos em grupo. Não me queixo mais da falta de materiais, ( depois da aula de ciências com o professor Zeca, onde mostrou que muitas vezes temos os recursos disponíveis, o que nos falta é criatividade, até mesmo o velho retro-projetor esquecido no canto pode ser útil) sendo assim procuro usar a essa criatividade com muitos jogos, livros, revistas que levo para sala de aula e que os alunos possam manuseá-los .
Durante este semestre, as duas interdisciplinas que destaco foram à representação pelas ciências e estudos sociais.
Em Estudos Sociais podemos aprender que é possível uma nova proposta para essa disciplina, revendo conteúdos e forma de trabalho, usando a interdisciplinaridade, para que os conteúdos não cheguem aos alunos de forma fragmentada. A proposta interessante foi o trabalho com conceitos de família, bairro e cidade, aumentando a auto - estima do aluno. A nova proposta para estudos sociais deve ser implantada de forma gradativa, valorizando acima de tudo o conhecimento do aluno, e o contexto de tempo e espaço em que ele está inserido.
Em ciências o destaque foi à proposta sobre ciclos da natureza, as aulas presenciais e a bibliografia colocada a nossa disposição nos fizeram repensar sobre os conceitos trabalhados nessa disciplina.


III. Plano Individual de Estudos (PIE)

Minha proposta inicial, não contemplou efetivamente o que precisaria nortear meu plano de estudo, a proposta ficou muito genérica e abrangente, sem precisar uma meta, e prejudicando evolução do plano durante esse semestre. Em conversa com as tutoras, ficou estabelecido que deve haver mudanças, já que houveram avanços na minha aprendizagem pessoal, através de pesquisas, leituras, o que resta é mostra-las concretamente. Minha proposta é pesquisar e melhorar na tecnologia “vídeo” e sua importância como recurso didático, estarei desenvolvendo ao logo dos próximos dias.