quinta-feira, 28 de agosto de 2008

POR QUE A EDUCAÇÃO NÃO DÁ VOTO

Interessante uma reportagem que saiu na Revista Época www.epoca.com.br,
na página 43, POR QUE A EDUCAÇÃO NÃO DÁ VOTO? Parece-nos que o estudo feito pela Universidade de Harvard sobre educação e voto, deva ser séria. Mas vejamos. O artigo das jornalistas Isabel Clemente e Mariana Sanches, começa com uma afirmação: “Uma das verdades mais incômodas da política brasileira...” e assim se desenvolve dizendo que o eleitor atribui muito pouca importância às propostas de educação etc...
Convenhamos que o momento para a bordar o assunto é um pouco suspeito, vivemos em um período eleitoral, em que vários prefeitos que tiveram a preocupação em investir em educação estão em processo de reeleição. Então a quem interessa a discussão deste assunto neste momento? Somente para aqueles que não tiveram e não terão se eleitos, a preocupação com educação.A cultura dos nossos políticos brasileiros é se perpetuar no poder, serem políticos profissionais, então para eles o voto é a coisa mais importante, vão continuar dando bolsa disso, vale daquilo, cestas básicas, e fazerem de conta que estão preocupados com as crianças nas escolas. O artigo ainda pergunta: Dá para mudar essa realidade? E aponta uma série de medidas que o cidadão deve tomar para tornar a educação uma prioridade para os políticos, e uma que me chamou a tenção foi a que diz “ confira: o desempenho do município em exames como Ideb e das escolas municipais na prova Brasill. Simples né?
Achamos que a questão é mais complexa. por que continua ainda a possibilidade de reeleição?Por que os políticos tornam-se profissionais? Por que cargos de vereadores, deputados ainda são remunerados. Enquanto continuarmos assim, os políticos vão continuar investindo no que dá voto, e com certeza, educação não é uma delas.