terça-feira, 22 de setembro de 2009

COMO AVALIAR?

Infelizmente o processo de avaliação ainda está associada a provas e notas, e essa atribuição de notas é que vai fazer com que o aluno passe ou repita o ano. Isso a meu ver já está ultrapassado, mas as escolas insistem em manter esse modelo de avaliação, onde os alunos estudam o suficiente para passar nas provas, e isso anula a apropriação do conhecimento.
Os conteúdos propostos são oferecidos como se fossem os alunos nivelados, ou seja, um aluno hipotético, e as avaliações medem o que o aluno não aprendeu, quando deveria ser ao contrário deveria avaliar o que não foi bem ensinado.
Torna-se difícil propor um novo tipo de avaliação na medida em que o aluno logo adiante vai se deparar com o vestibular, concursos, onde são avaliados por notas. Por sua vez, os pais também estão despreparados para uma nova proposta de avaliação, uma nova proposta passa também por uma conscientização a nível familiar, pois temos a cultura do boletim no final do trimestre, onde vai aparecer o vermelho ou azul, onde os pais saem satisfeitos ou frustrados, como se a inteligência, competência e conhecimento de seus filhos pudessem ser medidos pelas notas apresentadas.
O professor para avaliar deve conhecer seu aluno, a sua evolução, dificuldades e facilidades e isso só vai acontecer se o professor acompanhar o cotidiano do aluno, assim como seu crescimento na construção do conhecimento, para isso as escolas deverão apresentar uma flexibilização nos planejamentos e na forma de avaliação, par que os professores apresentem forma diversificadas de avaliação e de suas práticas pedagógicas.