quinta-feira, 10 de abril de 2008

"A SALA DE AULA MUDOU"


Tenho sido um crítico sistemático dos recursos de que os educadores dispõe nas escolas públicas para trabalhar, porém, no PEAD pela convivência e experiências com professores e colegas tenho aprendido que o importante para o professor é não se acomodar e procurar realizar sua tarefa com criatividade. Com a aprendizagem das tecnologias no PEAD, ficava imaginando quando poderiamos de fato usar todos os recursos que estamos aprendendo, será um sonho creio que para todos nós.
Lendo o jornal Zero Hora na sua edição do dia 9 de abril de 2008, deparei-me com uma reportagem de capa que dizia o seguinte " A SALA DE AULA MUDOU", a chamada remetia para a pagina 37, numa reportagem da jornalista SÂMIA FRANTZ, sobre o Quadro negro( que hoje é verde) tridimensional. Quem não leu, leia é super interessante.http://www.zerohora.com/.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

AVALIAÇÃO DO PORTIFÓLIO

A cada semestre no PEAD aparecem surpresas, mas como sou daqueles que acredita que a nossa aprendizagem é continua, aceitei o desafio aqui estou pronto para o que der e vier.
No meu Portifólio coloquei uma experiência que desenvolvi com meus alunos, "O LIVRO DA MINHA HISTÓRIA". Confesso que tenho ainda um pouco de dificuldade em desenvolver algumas atividades que são propostas pois não atuo nas séries iniciais meus encontros são semanais com meus alunos, com três horas de duração. È pouco, mas tentei dentro da proposta estabelecer um trabalho que tem a haver com a minha disciplina com que trabalho, ou seja: HISTÓRIA.
Fomos avaliados, pelo Prof. Bento e pela Maura, nossa prestimosa tutora. No dia tentamos mostrar a proposta que desenvolvemos, e, a cada colega que apresentava suas experiências, a sala se ungia de encantamentos, pelo talento e dedicação, com trabalhos criativos, apresentados com empolgação. Como trabalho muito com música em sala de aula, mostrei também, algumas atividades que faço dentro dessa proposta. O encontro posso garantir foi enriquecedor. Hoje tenho consciência que meu Portifólio poderia ser melhor em comparação com os colegas que tive oportunidade de ler, poderia também ampliar minhas propostas, mas não posso esquecer que estou aprendendo, aprendendo e me reciclando, continuando aberto para todas as possibilidades.