No editorial de Zero Hora na edição do dia 24.10.08, li um artigo que trazia uma pesquisa de que no mínimo 10% das crianças entre seis e 17 anos apresenta algum sintoma de transtorno mental. portanto isso reflete de forma decisiva no aprendizado.Nós professores viemos constatando isso a muito tempo, porque convivemos no mínimo 4 horas diárias com nossos alunos, e às vezes conhecemos-os melhores que seus pais.
Também sabemos que muitos casos que tem sintomas patológicos de hiperatividade, défict de atenção, ou qualquer outra patologia às vezes não se confirmam, e os profissionais ( psicólogos, psiquiatras) acabam identificando na familia os maiores problemas que as crianças apresentam. O artigo sugere a necessidade de professores qualificados e sensíveis para alertar os pais sobre a identificação de qualquer problema. Acho que a maioria dos professores já cuida dessa parte, o problema são as estruturas de tratamento que praticamente inexistem por parte da Saúde Pública.
Também sabemos que muitos casos que tem sintomas patológicos de hiperatividade, défict de atenção, ou qualquer outra patologia às vezes não se confirmam, e os profissionais ( psicólogos, psiquiatras) acabam identificando na familia os maiores problemas que as crianças apresentam. O artigo sugere a necessidade de professores qualificados e sensíveis para alertar os pais sobre a identificação de qualquer problema. Acho que a maioria dos professores já cuida dessa parte, o problema são as estruturas de tratamento que praticamente inexistem por parte da Saúde Pública.