quinta-feira, 20 de maio de 2010

SOBRE REFLEXÕES.

Infelizmente, não pude realizar meu estágio neste semestre, mas tenho acompanhado as discussões e trocas de experiências entre os colegas que estão estagiando, e tenho visto muito a palavra REFLEXÃO.
Tenho claro que é impossível para um professor, ser um bom profissional sem ter uma boa base intelectual, embasamento teórico, didática, pois esses conhecimentos levam a uma boa prática, e ainda a um processo contínuo de reflexão, isso é que vai transformar suas ações.
O saber, o pensar e o fazer de um professor só é possível quando ele conhece ( estuda, forma-se), isto é, exige de si mesmo, e busca as ações no seu conhecimento

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ARQUITETURAS

Potencialmente os recursos que podemos utilizar na construção de arquiteturas pedagógicas, são infindos não ficando limitado a recurso prontos fechados , porém é importante que eles atendam as necessidades de aprendizagens, pois no processo deve haver construção , colaboração e interação.
Essa relação redimensiona o processo de aprendizagem onde todos aprendem juntos, dentro dessas estratégias, proporciona as aprendizagens não só dos alunos, mas também do professor.
O que vai exigir do professor é uma nova postura, onde o professor sai da posição do “sabe tudo” para um envolvimento de construção, e descobertas, onde todos aprenderão uns com os outros.
Frente as inovações tecnológicas não é mais aceitável que a escola continue limitada a ensinar usando os recursos de sala de aula, quadro e o giz. A idéia da construção das “ Arquiteturas pedagógicas” é mostrar diversas possibilidades para as práticas docentes, despertando o interesse dos alunos, envolvendo-os de acordo com suas realidades, acima de tudo realizando uma aprendizagem prazerosa.