terça-feira, 11 de dezembro de 2007

PROJETO: LIVRO SOBRE " MINHA HISTÓRIA"


Os alunos devem escrever fatos marcantes de sua vida, para adquirirem o hábito de ler e escrever. Escrever sobre si, e da forma como as coisas acontecem, fica sempre mais fácil.
A idéia surgiu, quando uma colega professora de português, fez um pequeno livreto com seus alunos em homenagem ao dia do professor em minha escola; lendo o que os alunos tinham escrito, fiquei maravilhado com a riqueza de detalhes que eles tinham observado a meu respeito. Cada aluno escreveu pequenos textos que a professora juntou, eles fizeram um pequeno livro e entregaram-no a cada um dos professores.
Nesta experiência os alunos puderam constatar como é bom poder ler depois as coisas que escreveram do dia a dia de suas vidas, momentos que se perdem no dia a dia mas que se tornam importante quando começaram a prestar atenção e anotar sua trajetória diária, puderam fazer uma avaliação sobre si e sobre seus próprios atos cotidianos, coisas pequenas e sem o menor valor, mas que se somados a outras passagens da sua vida passam a ter sentido.
Eles aprenderam que se escreverem, poderá ter um documento verdadeiro do que ocorreu em suas vidas. Seus escritos talvez não tenham para os outros, mas para si próprio. Ficou definido foi o número das páginas poderia ser equivalente ao número de dias do trimestre com separações de mês a mês
Formato do Livro
Capa de papelão duro ( podendo ser encardenado ou colado)
Tamanho metade de A-4
1 páginas de introdução e Apresentação
1 páginas para comentários dividindo mês a mês
1 páginas para cada dia
20 linhas por página
O Livro da minha história, deve ter o número folhas correspondentes aos dias do trimestre, cada folha com dois lados (páginas), pautados para facilitar a escrita. O Projeto deve incluir a possibilidade de incluir páginas anexo, para serem inseridas fotos gravuras observações, quando se fizer necessário.
Objetivos Principais
O projeto tem o objetivo de estimular os alunos a escreverem a sua própria história, perceber a importância de suas vidas participando também como ator e não “meros” leitores de textos alheios.
Ao ser incluído em sala de aula o projeto se tornou importante para o exercício da escrita e da leitura, onde pude uma forma de permanente para avaliação do progresso de cada aluno, obedecendo aos critérios de gramática, ortografia, redação, como nas suas reflexões pessoais, funcionando como um projeto pedagógico contribuindo para o crescimento de cada aluno como cidadão inserido no seu meio social.