terça-feira, 15 de setembro de 2009

Projetos de aprendizagem

Ao ler os textos, sobre o “Conhecimento Prévio e sobre a Investigação Científica”, entendi melhor à proposta dos Projetos de aprendizagens, dos últimos semestres e, que inicialmente não estava muito clara para mim. No início que elencamos, aquela série de dúvidas (concepção ingênua?) e formamos nossos grupos. Caímos no erro de querer responder o óbvio, (o que já sabíamos) ou um tema que não nos levaria a nada, ou seja, não iria responder o que nós tiramos como dúvidas e certezas provisórias, ficávamos só confirmando com textos poucos esclarecedores e links de pesquisas que em muitas vezes não levavam a nada.
E, não é uma crítica aos trabalhos desenvolvidos pelos colegas, e sim uma mea-culpa. Lendo agora os textos comecei a questionar: Em muitas das nossas atitudes em sala de aula “matamos” no aluno a necessidade natural de pesquisar, respondendo de pronto o que ele pergunta, sem oferecer a ele a oportunidade de por seus próprios meios dentro do processo de aprendizagem descobrir as respostas, então comecei a observar mais meus alunos em sala de aula, e formulei uma proposta: Como professor, resolvi favorecer meus alunos a pesquisar, desenvolver suas habilidades e suas capacidades de pesquisador.
Talvez essa proposta não vá revolucionar a educação, mas com a tecnologia hoje a disposição vai ajudar e muito no desenvolvimento da aprendizagem.