sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Como deve se comportar o professor em período eleitoral?

Como deve se comportar o professor em período eleitoral?

Pode o professor falar para seus alunos ou impor candidatos, em sala de aula?
Pode professor, manifestar-se politicamente, analisar o momento político, revelar tendências de candidatos. Como pode proceder o professor em época de eleições?
O professor é um cidadão, e como tal participa da política. Seus alunos com certeza, dependendo do tipo de relacionamento podem vir a questionar e ser pedido que ele expresse sua opinião sobre o quadro político.
Partindo do princípio que o professor deve levar seus alunos a pensar criticamente o mundo em que vivemos, achamos que o professor pode armar um debate em sala de aula, mas um debate de idéias. Pois a sala de aula não é lugar de pregação política.
O professor pode e deve fazer política, mas em seu sindicato ou de um partido político, devendo se eximir de fazer política –partidária em sala de aula, pois não estará agindo com isenção, pois se é respeitado pelo seu saber, estará impondo aos seus alunos as suas idéias. O professor deve agir como profissional, assim não estará enterrando de vez aquilo que temos de mais caro: A ética.

NUNCA É TARDE PARA APRENDER MÚSICA.


As pessoas se perguntam: Será que é tarde para que eu possa aprender música?
O lógico seria que se comesse o aprendizado quando criança, o processo de aprendizagem é mais fácil, mas se conhece os que começaram a prender música já adulta, e tocam instrumentos fazem suas músicas por aí. Ocorre que quando somos adultos, queremos resultados rápidos, e na música não existe isso, precisa dedicação e paciência.
Hoje existem grupos de terceira idade (ou melhor, idade) que se dedicam ao aprendizado de música, aprender a tocar um instrumento ou até mesmo cantar, e para alguns isso é um sonho.
O estudo da música é complexo, e depende de técnica para executar cada instrumento, porém quando se aprende um, parece que um universo se abre aos nossos olhos, e nada parece difícil. O que me parece ser mais difícil (mas não impossível) é o canto, pois depende de uma série de fatores, que passam pelo próprio timbre de voz que cada um de nós traz na nossa formação biológica, mas conseguimos aprender alguns recursos, tais como técnica vocal, respirar adequadamente, falar melhor e até mesmo melhor dicção. Nunca é tarde basta querermos.