terça-feira, 16 de setembro de 2008

Podemos considerar aprender música um dom?

Podemos considerar aprender música um dom?

É comum ouvirmos este comentário de pessoas que dizem não ter o dom para música. Isso é uma cultura que já está arraigada nas pessoas. Todo mundo admite adorar música, adorar certos instrumentos, mas, se considera incapaz de aprender em razão de “não ter dom”.
Tenho como músico algumas experiências que levam a crer que toda a pessoa é capaz de aprender e fazer música. Então todos têm o dom.
Claro que devemos levar em consideração alguns pontos essenciais, tais como, à vontade, a dedicação, como em qualquer outro aprendizado.

3 comentários:

Beatriz disse...

Antonio querido vou juntar teus dois post que falam sobre as questões do PA que participas. Francamente não entendi!! Aqui falas e colocas muito bem o que pensas e a tua experiência com a profissão de músico. E no PA? Por que estás tão longe? Eu imaginei que justamente a tua experiência como músico ia trazer riqueza contextual, aprofundamento informacional e enriquecimento da discussão do grupo. Pena que isso não vem acontecendo. Olha só que maravilha de dúvidas levantas aqui sobre talento. Isso está contemplado lá? Tu ajudastes a suscitar desafios quanto a isso?
Justamente por teres uma enorme diferença nesse contexto que tua responsabilidade cresce. Com certeza, tes esperamos no PA.
Um abração
Bea

Daiane Grassi disse...

Olá Antônio!! Fiquei curiosa sobre tuas experiências com a música! Que tal relacioná-la mais com o PA?! Todos temos o "dom" para a música? Ou será que todos temos capacidades para aprender a música? Vamos pensar ok?! Por trás disso temos algumas concepções que embasam essas afirmações, podemos nos aprofundar mais, certo?!

Além disso, Antônio, apenas duas postagens neste mês? Aonde andam os marcadores de teu blog? Está com alguma dificuldade? Estou aqui para te auxiliar, ok? Um abraço, Daiane.

Kathia disse...

Oi Toninho,a música é sentida no coração.É uma expressão que aproxima as pessoas.Creio que nosso dom musical é nato, pois começa com o choro,depois só evolui.Não quero ser repetitiva,mas como a Bea e a Daiane colocaram,vamos lá pro PA?Te aguardo,bjs. :-)