segunda-feira, 1 de setembro de 2008

AINDA FALANDO DE MÚSICA

A música sempre teve um efeito grande sobre mim. Sempre que escutava uma música, meus pensamentos iam além, gerando ilustrações, sentimentos dependendo do som, da letra, do ambiente em que era escutada. A música para mim tem a capacidade de causar as mais diversas emoções, tanto que fui ser músico na minha adolescência, tinha uma paixão especial pelo violão como não podia comprar um aprendia com um amigo meu que tinha um violão velho, aprendemos juntos, juntamos mais alguns amigos e formamos um conjunto, o INTELECTUS, Neste tempo a aparelhagem de som era muito cara, tudo era muito difícil, os instrumentos nacionais eram de péssima qualidade e os importados inacessíveis para nós. Lembro que no primeiro baile que tocamos, levamos toda a aparelhagem dentro de uma Kombi, mais todos os músicos, além das namoradas, quando parei de tocar em conjuntos já carregávamos em uma jamanta os equipamentos mais um ônibus para carregar os músicos. Quase vinte anos da minha vida fui músico profissional, tocando em diversos conjuntos. Por isso falar de música para mim é fácil, ela influenciou toda minha vida. Essa inclusão da música no currículo, infelizmente chegou um pouco tarde, em países como Uruguai, Argentina já existe a décadas no currículo escolar, digo infelizmente, porque nossas crianças, nossos adolescentes na sua maioria não precisariam estar contaminados com as porcarias que tocam por aí. O ensino da música tem que ser levado a sério. Acho de suma importância que os professores aprendam um instrumento musical, se qualifiquem para essa nova proposta, além de ser prazeroso para nossa vida, será uma ferramenta muito útil em sala de aula.Antonio.

3 comentários:

Jurema disse...

Oi Tonho sei o quanto a música exerce sobre você uma grande paixão e nesses quase trinta anos que nos conhecemos foram muitas vezes que te vi cantando.Recente você nos emocionou com Pai de Fábio Junior e ao ver os olhos de muitos cheios de3 lágrimas e a tua emoção ao cantar me fez concluir que acertou na escolha para a atividade do seminário.Verei você ainda por muitos anos nos emocionando.JU

Beatriz disse...

OiAntonio, li tuas duas postagens sobre música. Realmente é o pensamento de um músico e tomara que seja posto em prática na tua sala de aula, independente da escola dar ou não importância a ela. Afinar o gosto musical dos alunos é fundamental!! Mas o que mais gostei foi o levantamento de questões muito interessantes para o PA do teu grupo. Talvez algumas delas, já estejam contempladas nas dúvidas mas outras não. Quem sabe, fazes uma análise das dúvidas do PA e adiciona as tuas que lá não estão? Ou quem sabe tu melhoras ainda mais a formulação das dúvidas que já estão escritas?É a forma de trabalhar cooperativamente. OLha, tb, os mapas das colegas e faz um teu.
Um abração
Bea

LIDIANE disse...

Oi Toninho! Estamos esperando tua participação no nosso grupo de gestao, o que achas? Podes ir ao nosso encontro no polo para nos organizarmos na segunda dia 15/09?Abraços Lidi