Foi amplamente divulgado, o “erro” cometido pela SASHA, a filha da XUXA.
Vejam a frase escrita pela criança : “Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir... Vou fazer uma sena (sic) com a cobra”.
Partindo do princípio de que o erro é um processo de construção, que a criança só erra porque busca o acerto, devemos ter em mente que ele é fator fundamental no processo de aprendizado.
No texto, LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE COMO ARTEFATO CULTURAIS de Maria Isabel Dalla Zen e lole Faviero Trindade, que referem:
“A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal/ sofisticada/planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal/coloquial e sem planejamento (Kleiman, 1995). Em nossa cultura académica, uma conferência, por exemplo, suscita planeja¬mento no que se refere ao assunto e aos recursos expressivos a serem mobilizados durante a exposição do tema. Já um bilhete ou um telefonema para uma pessoa mais íntima não supõe esse grau de planejamento”.
O erro, deve ser visto como forma de aprendizagem, devendo ser tratado como acontecimento, não como erro. A forma que foi tratado o assunto ficou claro o preconceito. Houve um julgamento e uma exposição pública da criança, e convenhamos que o erro é um assunto muito discutido e pouco resolvido, pois cada um julga de um modo diferente.
Para quem se alfabetizou em inglês, essa menina até está escrevendo muito bem o português. Perdoe Sasha, “eles” estão te educando da forma errada.
2 comentários:
Oí Toninho, bem lembrado a questão da Sasha, mas ficou bem claro que as críticas não se deram por conta da aprendizagem, e sim por ser filha da Xuxa.Se fosse outra criança, talvez não tivese importância nenhuma.
Abraços
Adriana
Antônio!
Gostaria de te lembrar para colocar os marcadores nas postagens, ok?! Eles são muito importantes para a organização do teu blog!
Abraços!:)
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