segunda-feira, 22 de outubro de 2007

SOBRE PEAD

Sobre PEAD
A valorização e qualificação dos professores são consideradas fundamentais para a melhoria da qualidade da educação, as escolas devem o compromisso de prover educação de boa qualidade, devem-se aprimorar todas as ações que visem à qualidade da educação e, alcançar resultados de aprendizagem, para poder preparar o aluno para a vida.
Para melhorar a qualidade da educação, pensamos que se deve antes de tudo, melhorar alguns itens fundamentais, tais como, recrutamento, a formação, e as condições de trabalho dos professores, pois estes só poderão desenvolver adequadamente seu trabalho, se possuírem os conhecimentos e as competências, complementando com as qualidades pessoais, as possibilidades profissionais e a motivação requerida.
A educação a distância pode ser uma alternativa para formação em um país como o Brasil, onde profissionais da educação não tem as mesmas oportunidades, mas é preciso buscar formas de verdadeiramente qualificar profissionais que, não tendo outra alternativa, tenham a possibilidade de capacitação e aperfeiçoamento ( trabalho em EPPC- Antonio/Khatia Seib

O QUE ESTÃO ENSINANDO A NOSSAS CRIANÇAS

Confesso que andei desleixado, com meu pobre Blog.
Mas pretendo retoma-lo, e fazer dele um importante elo com todos os (as) colegas do PEAD. Espero receber muitas visitas para que possamos discutir vários temas e já de pronto proponho o seguinte:

Na revista Época n.° 492 de 22 de outubro de 2007, trás em sua reportagem de capa um assunto interessante, sobre o qual nós professores deveríamos ler para podermos fazer uma reflexão sobre o verdadeiro papel que a escola tem na formação dos nossos alunos. A reportagem trata de “ O QUE ESTÃO ENSINANDO A NOSSAS CRIANÇAS”, Os livros didáticos refletem ou distorcem a realidade?.
De pronto a revista coloca a opinião de uma mãe de um aluno de 7.ª série que indignada, após saber que seu filho deveria pesquisar o tema “ mais valia” folhando o seu livro didático, encontrou nele uma foto de José Rainha ( líder do movimento dos sem terras – MST). Achando o texto Maniqueísta onde “ os poderosos são sempre Vilões, e os proletariados os coitados. Não acho saudável crescer dividindo o mundo entre vítimas e culpados.” “ Não quero um livro neoliberal.Quero que deixem meu filho desenvolver seu julgamento no futuro. Nesse livro, as pessoas já vem julgadas e condenadas.” MAYRA CERON PEREIRA.( Revista Época).
A palavra está com vocês. O que pensam dos livros didáticos? Refletem ou distorcem a realidade dos nossos alunos? Será que educação é só livro didático? Será que os pais estão entendendo a proposta de educação que a tua escola desenvolve?