segunda-feira, 13 de outubro de 2008

MÚSICA NAS ESCOLAS

A Lei n.˚ 11.769 deste ano sancionada pelo Presidente Lula, trata da inclusão da música na grade curricular das escolas públicas e particulares, se tornará então uma disciplina obrigatória, nos níveis Fundamental e Médio. O ministério instituiu que além das noções básicas, dos cantos cívicos nacionais e dos sons de instrumentos de orquestras os alunos aprendam canções, ritmos, danças e sons de instrumentos regionais e folclóricos para assim conhecer a diversidade cultural do Brasil.
Já falamos das vantagens que a música trás para o ser humano, principalmente na formação das nossas crianças. Porém como será feito isso? A lei não prevê formação de professor específico para mais essa disciplina. Poderá ocorrer de ser tratada como a disciplina de educação artística, que em muitas escolas é o professor que está sobrando que vai dar. Assim os alunos não terão uma formação musical, aprenderão a cantar músicas temáticas para as mais variadas datas, e isso não é ensino de música. Música tem teoria e prática, deve ser ministrada por professor formado em música. Devemos, porém comemorar o avanço. Se as escolas vão poder cumprir a lei isto é outra história.

5 comentários:

Kathia disse...

Oi Toninho, que bom que tua correria diminuiu. Agora podemos trocar mais idéias heim? Bjs.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Antônio!
Passei para desejar um bom final de semana.Abraços,Luciene

Jurema disse...

Que bom Antonio que essa Lei vigore mesmo e sabe é muito bom isso a música faz falta nas escolas,pouco se vê professores cantando com seus alunos.E os Hinos nem se fala só se for obrigado mesmo,o civismo dentro das escolas há muito não se vê.Outro dia eu levei o Hino de Alvorada para as crianças da 4ª série e de tanto que ouvi acabei gostando muito.Na semana da criança os alunos levaram a música para a sala de aula e foi muito bom ver o entusiasmo deles com a música.Bem sei que você é um amante da música e adoro ver você cantando.Beijos Ju

Beatriz disse...

Para ti Antonio a questão está resolvida pois juntas o músico com o professor. Quem sabe tu fazes algumas práticas experimentais para ver quais seriam bons caminhos para alfabetizar a gurizada em música?
Um abração
Bea

Simone disse...

Olá Antonio! Vim visitar teu blog e não encontrei nenhuma postagem relativa a interdisciplina de ECS. Que tal fazer algumas reflexões e relações por aqui sobre as idéias do autores estudados? Lembra do portfólio no final do semestre... Um abraço, Simone - Tutora ECS