No caderno de Zero Hora MEU FILHO, do dia 22 de setembro de 2008 saiu uma reportagem muito interessante, feita pela jornalista Melissa Hoffmann e vem corroborar com o que estamos pesquisando sobre a importância da música na nossa vida. A matéria começa com uma afirmação “Ouvir canções desde cedo colabora para o desenvolvimento de crianças e adolescentes”.
Ela trás o título de “Eu gosto é de ouvir Música Mamãe”
Na aula do projeto Música para Bebês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A técnica diz a reportagem ajuda crianças a ficarem mais sensíveis, a conviver em grupo, e, no futuro desempenhar melhor as atividades matemáticas. Além, de promover a melhora na fala, da linguagem e de funções intelectuais cerebrais específicas. A técnica também trás benefícios para os adolescentes, para eles são inseridas canções do dia –a- dia ajudando-os a enfrentar mudanças fisiológicas e emocionais. Segundo a pediatra e neonatologista Desirée Volkmer“ O adolescente passa por uma grande oscilação emocional. Os sons vão ajudá-lo a encontrar sua identidade e estimulara socialização. Ele começa a se conhecer melhor”.
Já a educadora musical, a professora da Universidade de São Paulo ( USP), e autora do livro Música na Educação infantil, Teca Alencar de Brito, defende a idéia de que não há idade se divertir e aprender com os sons. “Hoje, fala-se que é importante começar o processo de educação musical com bebês e crianças, pois eles estão sensíveis e receptivos. Mas é igualmente importante que seja desempenhado um trabalho qualitativo, que explore as condições de escutas, produção de gestos e de jogos criativos com sons”, afirma Teca.
O projeto Música para Bebês é o resultado de tese de doutorado em psicologia da Música defendida na Alemanha por Esther Beyer, vice-diretora do Instituto de Artes da UFRGS. Afirma Esther: “A musicalização, além de ajudar na formação dos sistemas motor, neurológico, lingüístico, e afetivo, estabelece um vínculo maior entre pais e filhos.
PARA TODAS AS IDADES.
A Música proporciona benefícios em qualquer faixa etária.
*A partir do primeiro ano: A música auxilia na coordenação dos movimentos. A criança bate palmas, dança e tenta tirar sons dos objetos. Em alguns casos, nota-se que o pequeno aprende a falar palavras novas e até engatinhar mais cedo.
*A partir dos seis anos: A criança sente vontade de ter ou tocar o próprio instrumento. Além de estimular a convivência, a musicalização trabalha audição, a visão e o tato. O pequeno também aprende a falar mais rápido sem timidez.
*A partir dos 11 anos: A vontade de formar bandas e compor canções são experiências que a música oferece ao adolescente no momento em que ele enfrenta mudanças fisiológicas e emocionais (na voz, no corpo, na auto-estima, nas relações pessoais, na escola). Cantar ou tocar um instrumento estimula a percepção para aceitar limites e enfrentar novas situações, tanto de forma individual quanto em grupo.
Fonte: Jornal Zero Hora, Caderno Meu filho – Jornalista Melissa Hoffmann.
Um comentário:
Antonio, que texto bem escrito!! Ele está presente no PA? Hoje vou entrar nos PA e espero encontrar coisas tuas. Um abração
Bea
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