sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FALHAS NA APRENDIZAGEM

No editorial de Zero Hora na edição do dia 24.10.08, li um artigo que trazia uma pesquisa de que no mínimo 10% das crianças entre seis e 17 anos apresenta algum sintoma de transtorno mental. portanto isso reflete de forma decisiva no aprendizado.Nós professores viemos constatando isso a muito tempo, porque convivemos no mínimo 4 horas diárias com nossos alunos, e às vezes conhecemos-os melhores que seus pais.
Também sabemos que muitos casos que tem sintomas patológicos de hiperatividade, défict de atenção, ou qualquer outra patologia às vezes não se confirmam, e os profissionais ( psicólogos, psiquiatras) acabam identificando na familia os maiores problemas que as crianças apresentam. O artigo sugere a necessidade de professores qualificados e sensíveis para alertar os pais sobre a identificação de qualquer problema. Acho que a maioria dos professores já cuida dessa parte, o problema são as estruturas de tratamento que praticamente inexistem por parte da Saúde Pública.

3 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Antônio!
Assisti uma palestra onde ouvi a seguinte informação:crianças de periferia que vivem constantemente em ambiente estressor queimam neurônios,por isso as dificuldades de aprendizagem.Será?Boa semana!Abraços,Luciene

Vera disse...

Olá Antônio! Vamos acrescentar a contribuição dos autores da ECS. Abraço, Vera

Beatriz disse...

Oi Pessoal, o problema é sério mas acho que há um exagero na classificação de criança com transtorno mental. A hiperatividade, deficit de atenção, transtornos mentais etc... são muitas vezes o disgnóstico de crianças saudáveis que, pela estimulação estressante do meio, se apresentam bem mais agitadas.
O mundo mudou e as nossas crianças mudaram: o mundo se agitou e elas tb. O que temos é que pensar em nos agita na busca de algmas alternativas diferenciadas de trabalho na sala de aula. Agito de uns e moleza, enfado e despreparo de outros é uma bomba pronta para explodir.
Um abraço
Bea