Como deve se comportar o professor em período eleitoral?
Pode o professor falar para seus alunos ou impor candidatos, em sala de aula?
Pode professor, manifestar-se politicamente, analisar o momento político, revelar tendências de candidatos. Como pode proceder o professor em época de eleições?
O professor é um cidadão, e como tal participa da política. Seus alunos com certeza, dependendo do tipo de relacionamento podem vir a questionar e ser pedido que ele expresse sua opinião sobre o quadro político.
Partindo do princípio que o professor deve levar seus alunos a pensar criticamente o mundo em que vivemos, achamos que o professor pode armar um debate em sala de aula, mas um debate de idéias. Pois a sala de aula não é lugar de pregação política.
O professor pode e deve fazer política, mas em seu sindicato ou de um partido político, devendo se eximir de fazer política –partidária em sala de aula, pois não estará agindo com isenção, pois se é respeitado pelo seu saber, estará impondo aos seus alunos as suas idéias. O professor deve agir como profissional, assim não estará enterrando de vez aquilo que temos de mais caro: A ética.
3 comentários:
Oi Antonio!
Concordo contigo quando escrees que ser tendencioso em questões políticas não é o comportamento mais dequado.Importante é poder dar um panorama geral da política e ouvir as opiniões dos alunos.Bom final de semana!Abraços,Luciene
Olá, Antônio.
Concordo plenamente com o que escreveste e te parabenizo por fazê-lo. Com certeza, teus alunos têm uma boa referência.
Antonio, concordo inteiramente contigo. Essa história de professor neutro não existe!! É importante promover debates para que todos se manifestem em termos de problemas e soluções do município, inclusive o professor. A educação é um ato político e todos nós somos animais políticos. O que não pode ter é doutrinação e partidarismo. Parabéns!!
Um abraço
bea
Postar um comentário