Confesso que andei desleixado, com meu pobre Blog.
Mas pretendo retoma-lo, e fazer dele um importante elo com todos os (as) colegas do PEAD. Espero receber muitas visitas para que possamos discutir vários temas e já de pronto proponho o seguinte:
Na revista Época n.° 492 de 22 de outubro de 2007, trás em sua reportagem de capa um assunto interessante, sobre o qual nós professores deveríamos ler para podermos fazer uma reflexão sobre o verdadeiro papel que a escola tem na formação dos nossos alunos. A reportagem trata de “ O QUE ESTÃO ENSINANDO A NOSSAS CRIANÇAS”, Os livros didáticos refletem ou distorcem a realidade?.
De pronto a revista coloca a opinião de uma mãe de um aluno de 7.ª série que indignada, após saber que seu filho deveria pesquisar o tema “ mais valia” folhando o seu livro didático, encontrou nele uma foto de José Rainha ( líder do movimento dos sem terras – MST). Achando o texto Maniqueísta onde “ os poderosos são sempre Vilões, e os proletariados os coitados. Não acho saudável crescer dividindo o mundo entre vítimas e culpados.” “ Não quero um livro neoliberal.Quero que deixem meu filho desenvolver seu julgamento no futuro. Nesse livro, as pessoas já vem julgadas e condenadas.” MAYRA CERON PEREIRA.( Revista Época).
A palavra está com vocês. O que pensam dos livros didáticos? Refletem ou distorcem a realidade dos nossos alunos? Será que educação é só livro didático? Será que os pais estão entendendo a proposta de educação que a tua escola desenvolve?
7 comentários:
Oi Antonio, tens toda a razão!! Bota desleixo com o blog. Coitadinho está tão pobrinho!! Ainda bem que resolvestes fazer uma mudança readical. Gostei de ver. Acho que a discussão sobre livro didátioco é bem importante!! Gostaria de ler o texto? Ele existe na Internet? Poderias nos oferecer o endereço? Mas enquanto isso, podemos ir conversando sobre a questão da ideologia que ele carrega. Será que outros livros até mais antigos não tem ideologia? Será que não tentam, disfarçadamente apresnetar algumas posições? Será que algum livro didático reflete a realidade da maioria dos nossos alunos? Que realidade seria essa?
Antonio, teu marcador está muito grande. Que tal colocar 2 marcadores?reflexão elivrodidático? Um abração
Bea
Oi Antonio,é bem isso,o governo gasta uma fortuna enviando livros didáticos às escolas,e muitos não se aproveitam prá nada.Passam os 3 anos e viram papel reciclado.Absurdo.Os de história e geografia então,nem se fala.E quando fazem as escolas fazerem suas escolhas?A gente escolhe conforme a realidade e conteúdo trabalhado,e nos chegam coisas que não são aproveitados lá prá cima do país.Na verdade é o que sobra.Acho que deveriamos fazer uma editora com livros publicados e selecionados para nossa cultura e realidade,claro que incluindo o resto do mundo,mas com enfoque mais real.Na verdade os livros estão se tornando obsoletos,tudo já está na Rede.Fica bem mais fácil.Abraços.Kathia
Olá Antônio!
Tua pesquisa foi legal. Refletirmos sobre os livros
que estão nas mãos dos alunos.
A Káthia coloca uma realidade
que nos faz abandonar
o tal livro didático. Será que ficamos com os restos?
Será que alguém recebe algo de melhor qualidade?
Quanto a ideologias impostas, penso que a atitude
de negação a certos conteúdos
para alunos não é o correto. Acredito que tudo pode ser observado, questionado,
levado a grande grupo.
E a partir disto, cada um construir sua hipótese a respeito, com maior interesse para averiguações e então constatações baseadas em reais pesquisas.
Inês: Tenho certeza de que "nós" estamos ensinando bem nossas crianças, quem tem que levar a sério a educação no Brasil são os governantes, os professores em sala de aula não podem ser os "únicos" culpados. Livros didáticos volto a frisar " são complementares", nós não ensinamos só pelo livro didático não é?
Meu amigo h´muito venho questionando a qualidade dos livros didáticos,tanto que não os uso nunca com os alunos,além de estarem fora de nossa realidade de comunidade,estão com conteúdos avançados para nossas turmas,pois nossos conteúdos não se aplicam aos do livro didáticos.Os textos dos livros de segunda série por exemplo são enormes,dão um cansaso em ler e muitas vezes são textos fora da realidade deles.Ficaria aqui diendo muito mais,mas foi bom refletir.
Olá, Antônio!
Gostei de ver a discussão que lançaste e a participação tua e das colegas. Ao ler teu comentário para a Inês fiquei pensando se é uma questão de culpa ou responsabilidade. Concordo contigo que todos temos que levar a sério a Educação - sejam professores, governantes ou não. Penso que poderias explorar mais esta discussão numa nova postagem onde aprofundas e compartilhas tuas opiniões, que achas?
Abraços, Cátia
Postar um comentário