Nesta altura da nossa vida, o que queremos? Antes de qualquer coisa é esta pergunta que devemos fazer para nós mesmos, e, conforme a resposta, agir.
Faz parte da nossa cultura, o eu não tenho tempo ou eu não consigo, a primeira dificuldade, desistimos, ou reivindicamos, ou apenas deixamos assim para ver o que acontece.
Eu acredito que muitos de nós, temos essas razões mesmo, o não ter tempo ou não conseguir, mas, devemos lembrar que somos PROFESSORES, e , como agimos quando nossos alunos não conseguem realizar as tarefas? Incentivamos? Somos tolerantes? Punimos?
Tenho observado, nós temos as dificuldades inerentes a nossa falta de preparo, lembrem que não estou falando de qualificação, que tenho certeza que todos temos, mas, preparo mesmo, nós não fomos preparados para essa tecnologia que hoje nos é apresentada. Quantos de nós tínhamos acesso às tecnologias? Ou quantas vezes sentamos em enfrente a um computador?. Não quero que me entendam mal, somos ignorantes, porque nunca nos foi proporcionado essa formação, eu me incluo neste universo dos despreparados, mas ,temos que estar preparados para novos desafios, até porque somos uma turma heterogênea, alguns estão no magistério à um bom tempo, e outros começando, mas o propósito deve ser o mesmo, estamos reiniciando, vamos aliar nossa experiência de sala de aula, a essa nova aprendizagem, “vamos crescer como educadores”.
Temos que ter claro: que a proposta do curso é esta, as ferramentas que temos que usar estão aí dispostas, e, nós não podemos cometer o erro de agirmos como se estivéssemos num curso presencial, onde muitas vezes, a indústria do polígrafo prolifera, ou ainda o professor faz de conta que dá aula, e , eu faço de conta que aprendo , e está tudo certo. Esse Curso de Pedagogia (PEAD)da UFRGS, uma oportunidade que se apresenta para sermos o diferencial, e, podermos oferecer aos nossos alunos o que não tivemos, provar pra nós mesmos que não viemos simplesmente atrás de um diploma, mas atrás de todos os recursos de conhecimento, de qualificação. Portanto, temos que ousar mais , ir atrás . O eu não tenho tempo ou eu não consigo são palavras que devem ser abolidas do nosso vocabulário.
4 comentários:
Oí Antônio, dificuldades surgem em nossas vidas,mas precisamos buscar formas de ultrapassá-las,arregassarmos as mangas e ir a luta. A final, nada é fácil e,uma graduação não iria ser diferente, e cada um de nós sabe a necessidade de buscar novos caminhos, principalmente como educadores. Bom final de semana..
Bjs..
Adriana
Oi, Antônio!
Penso que ninguém é ou está preparado "à priori", seja para essa, seja pra outras tecnologias que, historicamente, a seu tempo, surpreenderam, encantaram, assustaram...
Não somos ignorantes, mas aprendizes... eternos... :))
Abraços,
Eliana
Oi Antônio!Passei prá desejar um bom início de semana.Abraços,Luciene
Postar um comentário