A proposta do trabalho de ALFABETIZAÇÃO , é defender ou refutar as afirmações, e, ao fazermos isso, claro que devemos ter cuidado necessário ao analisarmos, métodos. A maioria da turma são de professores de sala de aula, realizando trabalho com seus alunos, que método defender? O método que eu uso, adequado a realidade da minha sala de aula, ou o do encantamento das teorias evolucionistas de aprendizagem, será que estou na contramão da história? Posso escrever sobre o ideal, o que as pessoas querem ler, ou ser sincero, e correr o risco de ser olhado com desconfiança por ser um professor “tradicional”? Aliás ouvi uma frase bem interessante da professora Juliana que disse: “Emilia Ferreiro é Bíblia, mas, não devemos andar com a Bíblia de baixo do braço, às vezes mesclar é muito bem vindo”. Concordo com todos os chavões que se fala `a respeito do método sintético aliado ao Behaviorismo, de que ele ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais , despreza todo comportamento adquirido durante a vida do indivíduo, não explica as realizações criativas , na Arte, por exemplo, ou na Música, na Literatura na Ciência ou na Matemática, principalmente nós que estamos em sala de aula, e que apregoamos que é necessário humanizar, conscientizar formar seres pensantes, não olhamos com bons olhos o método sintético, mas no contexto histórico da época em que foi elaborado, deve ter servido a seus propósitos, e hoje, muitos professores ainda aplicam esse método, principalmente os professores tradicionais, e muitas vezes encontram resultados. Claro, que há outros caminhos que são mais adequados a realidade hoje imposta pela sociedade, mas, defendo o Behaviorismo como ciência, a ciência deve ser compreendida, aceitada, não necessariamente aplicada. “Não há um método fantástico" o professor tem que conhecer várias metodologias e usa-la nos momentos mais apropriados. O professor tem que estar seguro em relação ao método que usa e pensar no que é válido para os seus alunos, no que ele deve fazer para chegar às crianças, para cativá-las. Isso é tudo".
sábado, 26 de maio de 2007
BEHAVIORISMO=MÉTODO SINTÉTICO
A proposta do trabalho de ALFABETIZAÇÃO , é defender ou refutar as afirmações, e, ao fazermos isso, claro que devemos ter cuidado necessário ao analisarmos, métodos. A maioria da turma são de professores de sala de aula, realizando trabalho com seus alunos, que método defender? O método que eu uso, adequado a realidade da minha sala de aula, ou o do encantamento das teorias evolucionistas de aprendizagem, será que estou na contramão da história? Posso escrever sobre o ideal, o que as pessoas querem ler, ou ser sincero, e correr o risco de ser olhado com desconfiança por ser um professor “tradicional”? Aliás ouvi uma frase bem interessante da professora Juliana que disse: “Emilia Ferreiro é Bíblia, mas, não devemos andar com a Bíblia de baixo do braço, às vezes mesclar é muito bem vindo”. Concordo com todos os chavões que se fala `a respeito do método sintético aliado ao Behaviorismo, de que ele ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais , despreza todo comportamento adquirido durante a vida do indivíduo, não explica as realizações criativas , na Arte, por exemplo, ou na Música, na Literatura na Ciência ou na Matemática, principalmente nós que estamos em sala de aula, e que apregoamos que é necessário humanizar, conscientizar formar seres pensantes, não olhamos com bons olhos o método sintético, mas no contexto histórico da época em que foi elaborado, deve ter servido a seus propósitos, e hoje, muitos professores ainda aplicam esse método, principalmente os professores tradicionais, e muitas vezes encontram resultados. Claro, que há outros caminhos que são mais adequados a realidade hoje imposta pela sociedade, mas, defendo o Behaviorismo como ciência, a ciência deve ser compreendida, aceitada, não necessariamente aplicada. “Não há um método fantástico" o professor tem que conhecer várias metodologias e usa-la nos momentos mais apropriados. O professor tem que estar seguro em relação ao método que usa e pensar no que é válido para os seus alunos, no que ele deve fazer para chegar às crianças, para cativá-las. Isso é tudo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Oí Toninho, todos os métodos são válidos, principalmente aqueles que vêm de encontro com a realidade e necessidades de nossos alunos.Uma boa semana!
Bjs..
Adriana
Olá Toninho!
É muito legal quando nos empenhamos em fazer o melhor e saber que a cada dia podemos ser este novo homem e esta nova mulher.
Estou na torcida para que faças uma ótima avaliação.
Tchau, tchau.
Grace
Oi Antônio!Sei que deves estar estudando para a prova de quarta feira,por isso nem vou falar sobre teorias,métodos...apenas vou desejar um bom início de semana.Abraços,Luciene
Oí Toninho....
Precisas colocares novidades no teu blog.
Uma boa semana!
Bjs..
Adriana
Oi Antônio! Passei só para te deixar um abraço.
Abraços!!!
Ledi
Você está levando a sério mesmo.Fico feliz por ter sido eu incentivado você de estar entre nós,e fazer parte de uma longa caminhada na educação em Alvorada juntos.
Oi, Antônio!
Tudo bem?
Passei aqui pra te convidar a revisitar teu blog, atualizá-lo!!!
Deves ter coisas novas para compartilhar sobre o teu percurso!!!
Abraços,
Eliana
Oí Toninho,atualize teu blog!
Bom final de semana!
Bjs...
Adriana
Postar um comentário